terça-feira, 9 de junho de 2009

FÊNIX - Ressurgida das Cinzas

A Fénix, o mais belo de todos os animais fabulosos, simbolizava a esperança e a continüidade da vida após a morte.
Revestida de penas vermelhas e douradas, as cores do Sol nascente, possuía uma voz melodiosa que se tornava triste quando a morte se aproximava.
A impressão que a sua beleza e tristeza causavam em outros animais, chegava a provocar a morte deles. Segundo a lenda, apenas uma Fénix podia viver de cada vez. Hesíodo, poeta grego do século VIII a. C., afirmou que esta ave vivia nove vezes o tempo de existência do corvo, que tem uma longa vida. Outros cálculos mencionaram até 97 200 anos.
Quando a ave sentia a morte aproximar-se, construía uma pira de ramos de árvore da canela, em cujas chamas morria queimada. Mas das cinzas erguia-se então uma nova Fênix, que colocava piedosamente os restos da sua progenitora num ovo de mirra e voava com eles à cidade egípcia de Heliópolis , onde os colocava no Altar do Sol.
Dizia-se que estas cinzas tinham o poder de ressuscitar um morto. O devasso imperador romano Heliogábalo (204–222 d. C.) decidiu comer carne de Fênix, a fim de conseguir a imortalidade. Comeu uma ave-do-paraíso, que lhe foi enviada em vez de uma Fênix, mas foi assassinado pouco tempo depois.
Atualmente os estudiosos crêem que a lenda surgiu no Oriente e foi adaptada pelos sacerdotes do Sol de Heliópolis como uma alegoria da morte e renascimento diários do astro-rei. Tal como todos os grandes mitos gregos, desperta consonâncias no mais íntimo do homem.
Na arte cristã, a Fênix renascida tornou-se um símbolo popular da ressurreição de Cristo. Curiosamente, o seu nome pode dever-se a um equívoco de Heródoto, historiador grego do século V a. C.
Simbologia
A crença na ave lendária que renasce das próprias cinzas existiu em vários povos da antiguidade como gregos, egípcios e chineses.
Em todas as mitologias o significado é preservado: a perpertuação, a ressurreição, a esperança que nunca tem fim.
Há um paralelo da Fênix com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando-se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza.
Os egípcios a tinham por Benu e estava sempre relacionada a estrela Sothis, ou estrela de cinco pontas, estrela flamejante, que é pintada ao seu lado.
Na China antiga a Fênix foi representada como uma ave maravilhosa e transformada em símbolo da felicidade, da virtude e da inteligência. Na sua plumagem, brilham cinco cores sagradas.
No ínicio da era Cristã esta ave fabulosa foi símbolo do renascimento e da ressurreição.
Neste sentido, ela simboliza o Cristo ou o Iniciado, recebendo uma segunda vida, em troca daquela que sacrificou pela humanidade.

25 comentários:

  1. olá eu sonhei que eu morri em meio ao fogo e das cinzas renasci, eu tinha asas grandes e de um amarelo dourado,nunca tive esse tipo de sonho e nao tive nenhuma passagem durante aqueles dias que me levasse a sonhar, sonhei algumas vezes com esse mesmo sonho e fico sem saber interpretar direito se puder me ajudar aguardo sua resposta em meu email rafaelalmeida_007@hotmail.com
    obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. olá eu tive um sonho também com uma fênix mai eu não á
    vejo mais sim a sombra dela ela é muito grande e eu só consigo vêr a sombra dela rondando onde eu estou e esta escuro mais ela não me assusta no sonho se alguém souber enterpretar esse sonho por favor me ajude estou mto curiosa . Obrigado
    meu email é -->evilyn.gata-ct@hotmail.com<---

    ResponderExcluir
  3. eu sonhei q estava em uma viajem de caminhada por uma trecho tipo jornada medieval ,com meus primos mais chegados e meu irmao e qnd chegamos em casa nos percerbemos algo gritando
    e qnd percebemos era uma fenix e todos tinhao medo era noite escuro ela era flamejante e veio ate minha frente e intao toquei nela e fiz carinho nela ela parecia triste por favor me ajudem leonardo_cipriano_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. olá meu nome é rosenilda chagas e nessa madrugada de sexta para sabado dia 2 de abril sonhei que estava na janéla de uma casa tao alta que parecia uma torre a noite era escura que mal podia ver eu observava um campo que estava cheio de soldados armados com as armas apontadas para o céu quando olhei pro alto eu avistei a ave fenix era muito linda e enorme que cobria todo o campo onde estava os soldados na quele momento eu pensava em fugir pois pra era o fim de tudo na minha mente so passava esse pensamento fugir mas eu nao sabia pra onde entao peguei minha filha e outra criança desconhecida pela mao e lembro que nos caminhavamos rapido por uma rua deserta e derrepente me deparei com um homem fugindo de moto e outro todo vestido de preto roupa de couro com uma arma na mao disendo q era policial mandou o homem da moto parar e eu e as crianças ficamos ali paradas olhando pra eles e assustadas eu queria diser a eles sobre a ave enorme mas minha vós nao saía e acordei fiquei com o sonho na cabeça e gostaria de saber oque isso pode significar...

    ResponderExcluir
  5. sonhei que o ceu estava lilás,uma cor muito bonita e brilhante e a lua estava prateada como eu nunca vi igual,depois vi golfinhos lindos saindo como se estivesse mergulhando e saia muito brilho e o céu estava lindoo mesmo e eu apontava e dizia:olha pai os golfinhos,parecia que a gente tava vendo um show de fogod de articio,depois vi uma fenix pegando fogo era lindaa e eu olhava e dizia:olha uma fenix... e ela me sobrevoava....eu não sei o que isso quer dizer mais eu achei lindoo apesar de que no sonho eu pensava que fosse o fim do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Olá... eu tbém tive um sonho estranho, não com a Fenix, mas com a frase tão conhecida. Não me lembro inteiramente do sonho, o que lembro é que era um lugar escuro e em um lugar pouco distante de mim aparecia um Homem, bonito e forte, e este olhava fixamente pra mim. derepente abriu asas das costas dele e ele serio me disse: " Sou Fênix e renasci das cinzas". Com isso acordei. O estranho é que nunca procurei saber nada sobre essa Fenix, nem sabia que era uma ave. E isso aconteceu a pouco tempo depois de ter perdido meu esposo em um acidente de carro. Se alguém souber se meu sonho tem algum significado me digam por favor, porque este foi no ,minimo estranho. e-mail adriana.d.a@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá... eu tbm precisava d ajuda. Sonhei cm uma fenix, e no sonho ela morria em meus braços, e eu sentia o corpo pesado dela, ela era enorme... e suas lagrimas escorriam em meu braço... por favor se alguem souber o significado, me mande um e-mail... jacquinluz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. no primeiro momento do meu sonho eu estava em uma floresta no mato e so a lua iluminando meu caminho o meu destino era ir a um castelo la ficava uma pessoa muito mal e tinha que derrotalo entao no meio do caminho encontrei uma ave mas nao sabia o que era essa ave.Suas caracteristicas eram lindas tinha penas vermelhas douradas e longas ela olhava pra mim como se eu fosse a dona dela e foi ate em minha direçao e logo de alguns dias ela cresceu e me levou ao castelo chegando la a pessoa que eu tinha derrota estava me esperando entao eu lutei e lutei e quando ia mata-lo,eu cair do enorme castelo entao chamei ave e ela me salvou e me disse '' eu sou fenix,entao quando quiseres me ajuda fale urubadu que eu ajudarei''. entao os anos se passaram e eu nunca mas ha vi mas eu estava marando numa aldeia e entao derrepente pegou fogo e do nada eu estava preza em um pau que estava em cima mim com fogo e nao tinha ninguem para me ajudar e lembrei do que elatinha me dito e falei ''urubadu'' e ela no instante veio me ajudar...e depois eu tive que cuida-la ela estava com a asa quebrada e ela chorava e estava em meus braços mas era pesada entao levei a um lugar mas logos depois virou cinzas e um pessoa disse depois ela resssucitara e ira voltar a ti.(malukinha_nicktaylor@hotmail.com)o que significa

    ResponderExcluir
  9. então eu sonhei que abria um coco com a mao como se fosse um encaixe esse coco, e dentro havia um filhote de fenix azul, muito lindo eu o tirei do coco e comecei a cuidar dele...me ajudem a desifrar este sonho(liliancorreapaiva@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  10. Uma fez, eu sonhei que estava em um alto de um morro, estava muito escuro e estava preste a chover. Olho para o céu e vejo uma nuvem, mas aquela nuvem era muito estranha, então presto mais atenção nela. Derre pente, vejo aquela nuvem vim em minha direção. E aquela nuvem acaba se transformando em duas fênix, negras e enormes, elas sobrevoam em cima de mim, e depois as fênix se transformarão em vários urubus.

    Por favor, gostaria de saber o significado desse sonho. Meu e-mail é: pequeninaelizabeth@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. NO SONHO EU ESTAVA ABRÇADA COM UMA FENIX IMENÇA,E DEREPENTE ELA SE LANÇOU EM VÔO NUM CÉU AZUL FRENTE AO SOL E SE DESFEZ EM CHAMAS,DESDE ENTÃO TENHO A FENIX COMO AMULETO E ENCONTRO IMAGENS DE FENIX POR TODO LUGAR... GISELE OLIVERA.
    POR FAVOR GOSTARIA DE SABER O SIGNIFICADO.
    ANGISEL54@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Alana e nesta noite sonhei q estava em meio a uma briga, luta e eu chamei uma fenix. Ela chorava quando me abraçava.

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Tenho sonhado mesmo acordada que eu atiro uma flexa e do nada a flexa pega fogo e se transforma em um fÊNIX que olha sem parar para mim.Gostaria de saber o significado disso.SE postar ficarei muito agredecida.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    sonhei que uma fênix me percegue, mas até entao ela era invisivel. quando ela aparece pra mim ela esta toda azul, e eu chego perto dela e a acaricio, entao ela vai embora satisfeita.

    o q isso quer dizer?

    ResponderExcluir
  15. oi meu nome é bruno ,na noite de domingo ra segunda eu sonhei com duas fênix uma era grande do tamanho de um ônibus e a outra pequena do tamanho de uma carro, elas brigavam e davam vou rasantes no céu ! uma tentando bater na outra,mais eu gritava e elas me ouvia ,mais ai elas vinham ao meu encontro com um olhar mau ,elas estavam prestes a me atacar ,mas eu gritei bem alto(PAREM DE BRIGAR ! DUAS LINDAS AVES NÃO PODE MATAR UM A OUTRA !!) ai eu passava a mão nas duas e elas parava de brigar ! depois a duas sumiam no raio de fogo muito forte ! POR FAVOR SE ALGUÉM SOUBER E DIZER O SIGNIFICADO DESSE SONHO POR FAVOR ME FALE ! MEU EMAIL É ESSE:bruhno.radcliff@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. eu estava numa imenssidao de fogo e aparece esse bicho me observa eu todo sangrento e fraco com medo dele.dai ele entra no meu corpo tirando minhas feridas e limpando meu sangue dai eu acordo nao intendi nada:(

    ResponderExcluir
  17. ola eu tive um sonho que eu estava andando de moto ai eu via a fenix linda da cor de fogo gostaria de saber o que significa é a sengunda vez que eu sonho com ela

    ResponderExcluir
  18. VCS ANDAM ASSISTINDO MTO O HARRY POTTER NÉ

    HAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  19. Oi eu tive um sonho e queria ajuda para interpretar.
    Eu estava no meu quarto antigo onde eu morava dias atras,estava meio escuro entao apareceu um passaro azul tao bonito que nem posso acreditar que existe ( nao sei se era uma fenix ) e ele ficou voando na minha frente saia rastros azuis das penas dele e eu sentado perto da porta,derrepente esse passaro me deu algo espiritual nao era visivel so vi que algo estava entrando pela minha boca com se estivesse sendo possuido,depois disso eu me senti diferente com se eu tivesse alcançado a verdadeira felicidade me senti real,fui no quarto da minha mae mas ela estava dormindo,nao vi mais o passaro,depois fui pra cozinha e acordei.

    ResponderExcluir
  20. sonhei com uma arvore repleta de passaros fenix

    ResponderExcluir
  21. Nossa foi o sonho mais lindo que tive! sonhei com várias fenix elas tinham o tamanho de uma arara, eram coloridas, com laranja , azul e dourado, tinham asas longas e caudas compridas! sobrevoavam sobre mim num belo lugar e aquilo me encantava de forma inexplicavel ! Inexplicavel mesmo, pois jamais tinha visto antes desse sonho , qualquer coisa parecida ou relacionada e tão pouco sabia o que era fenix.

    ResponderExcluir
  22. socorro

    eu tive um sonho com a fenix eu sonhei que eu
    morria quimado apos passar uns minutos eu renascia na hora q eu renascia avia uma ave de fogo parada na minha frente tentando se comunicar com migo mais eu não conseguia e dai a ave me encarou ai e derrepente as penas dela brilhavam muito forte e eu olhava fundo e via meu proprio reflexo nas asas ela ai eu olhava direto nos olhos dela quando derrepente eu me tornava uma fenix ....
    POR FAVOR ME AJUDE A SABER O QUE SEGUINIFICA
    ESTOU AGUARDANDO SUA RESPOSTA
    MANDE A RESPOSTA PARA ESSE ENDEREÇO AQUI->JUNIORSILVA_199@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  23. Por favor me ajude a entender:

    Sonhei que ouvi um grito desesperado de mulher, olhei para trás e vi meu ex-namorado correndo ao centro de uma rua e pegando em meio ao trânsito uma jaca que estava sendo comida por uma pequena Fênix. Ele trouxe para perto de mim, apoio em algo e de repente se virou e gritou "não, isso não"...atirou a Fênix ao chão e ela morreu. Eu gritei e perguntava a ele por que fez aquilo, ele não respondeu, mas me olhava com um olhar maldoso de satisfação.

    Detalhe da vida real: Eu adoro Fênix. E sempre disse que iria tatuar uma. E, 3 meses depois de eu terminar o namoro com ele. Ele fez questão de contar que iria ser pai. 1 mês depois tive esse sonho.

    Por favor, me ajude a entender...Costumo ter sonhos na vida que são avisos..já tive provações disso. Mas esse não consigo interpretar.
    e-mail: rosane.sreis@hotmail.com ou rosane.sreis@gmail.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  24. oi eu sonhei que uma fenix passava por mim e ao passa ela ficava me seguindo e ela brilhava com uma intensidade incrivel era linda se algume soube o significado desse sonho me manda por email fhiama.bento@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. oie sonhei que uma fenix me pesseguia e ela era de um brilho imenso linda linda eucorria e ela sempre atras de mim por favor se alguem soube o significado me manda um email para fhiama.bento@gmail.com obg

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua visita, deixe um comentário.